Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Nova “carreata do coronavírus” em Jaú pode ser considerada ilegal

.

31 de Mar 2020 - 10h:25 Créditos: Paulo César Grange
Crédito: Carreta de sexta-feira em Jaú - muita gente aglomerada pedindo a liberação das atividades econômicas

Uma nova carreata contra a quarentena está sendo convocada para esta quarta-feira, às 18h, atrás do Jaú Shopping. Os organizadores realizaram a primeira na sexta-feira passada, mas não surtiu efeito, uma vez que a Prefeitura de Jahu manteve a determinação de manter fechado estebelecimentos considerados não-essenciais. Mas essa carreata pode ser embargada, seguindo o que está ocorrendo em outras localidades, como em Ribeirão Preto. Ou sendo alvo de boletim de ocorrência, como em Bauru.

O secretário de Desenvolvimento de Jaú, Carlos Ramos, disse que o comitê de crise da Prefeitura está analisando a “legalidade” da carreata. Em áudio encaminhado segunda-feira, ele descarta a possibilidade de flexibilizar a quarentena. “Jaú segue cumprindo as regras impostas pelo Estado, sem hipótese alguma de recuo de qualquer medida”. A única tolerância foi a abertura de empresas que vendem material de construção, que começaram a abrir na segunda-feira.

Carlos Ramos lembra que a situação do vírus está estável na cidade, não chegando a 40 suspeitos até o último balanço – incluindo casos aguardando resultados de exames ou já descartados. A cidade tem três mortes suspeitas por coronavírus. Ele admite que a situação fugir do controle serão adotadas medidas mais restritivas.

CARREATA DA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA. VEJAS FOTOS

Convocação para carreata de hoje

CARREATAS SÃO PROIBIDAS – Em várias localidades carreatas que defendem o fim da quarentena estão sendo proibidas pela Justiça. É o caso do Rio de Janeiro. Também em cidades do Estado de São Paulo vetam aglomerações, entre elas as carreatas.

Um dos casos mais significativos ocorreu em Ribeirão Preto semana passada. Juíza proibiu a realização, justificando que o Estado de SP vivencia quarentena, conforme noticiado na mídia da cidade. Abaixo, reprodução do site MIGALHAS:

 “Portanto, indiscutível que eventos e manifestações públicas que importem em circulação e aglomeração de pessoas fora dos parâmetros estabelecidos nos regramentos, que os restringem às atividades essenciais, estão proibidos." Ela destacou que o direito à livre manifestação de pensamento não pode suplantar e nem colocar em risco demais direitos constitucionais.

“É notório que a realização de atos públicos como a indigitada  carreata não somente contraria as normas vigentes no estado e no município e as recomendações sanitárias mundiais quanto a isolamento e quarentena, como também gera risco concreto à população direta e indiretamente afetada pelo ato, vez que estimula circulação desnecessária de pessoas pela cidade.” (A íntegra está no site https://www.migalhas.com.br/quentes/322995/justica-proibe-carreata-pelo-fim-do-isolamento-em-ribeirao-preto-sp)

Carreata realizada semana passada

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias