CIDADE VIGIADA

Prefeitura inaugura videomonitoramento em Jaú e algumas câmeras são liberadas ao vivo para população ver pela internet

Em breve, será lançado o aplicativo 'Olhar+', permitindo aos pais acessar em tempo real as câmeras nos portões das escolas de seus filhos.

Prefeitura inaugura videomonitoramento em Jaú e algumas câmeras são liberadas ao vivo para população ver pela internet
FOTOS : SECOM
Publicado em 18/06/2024 às 16:54

Em breve, será lançado o aplicativo ‘Olhar+’, permitindo aos pais acessar em tempo real as câmeras nos portões das escolas de seus filhos.

Nesta terça-feira (18), Jaú deu mais um passo na área de segurança pública com a inauguração do sistema de videomonitoramento. Com um investimento considerado um dos maiores da história da cidade, mais de 1400 câmeras foram instaladas em quase 100 pontos estratégicos, proporcionando monitoramento contínuo 24 horas por dia, sete dias por semana. Dez delas estarão liberadas para acesso à população, que poderá ver ao vivo pela internet (site e link abaixo).

O sistema, implementado sem fins de aplicação de multas, visa fortalecer a segurança com tecnologia de ponta, inspirado em modelos de sucesso de outras cidades. Desde fevereiro deste ano, foram integrados três serviços principais: monitoramento de imagens, alarmes e interação remota, todos geridos a partir de uma Central de Monitoramento Inteligente localizada na sede da Prefeitura.

Um dos destaques do projeto é a instalação de 860 câmeras nas escolas municipais, visando garantir a segurança de alunos, pais, funcionários e da comunidade escolar como um todo. Em breve, será lançado o aplicativo ‘Olhar+’, permitindo aos pais acessar em tempo real as câmeras nos portões das escolas de seus filhos. Além disso, um aplicativo ‘Botão do Pânico’ estará disponível para os responsáveis escolares, facilitando o acionamento da Central em casos de emergência.

No trânsito, o sistema também marca presença com câmeras inteligentes em cruzamentos estratégicos e 14 pontos de entrada e saída da cidade. Essas câmeras realizam leitura de placas em tempo real, integrando-se aos sistemas Detecta (SSP/SP) e Alerta Brasil (PRF) para identificação de veículos furtados, roubados ou com pendências judiciais.

Além das escolas e do trânsito, as unidades de saúde de Jaú agora contam com monitoramento constante, com 361 câmeras distribuídas em 23 locais, incluindo o Pronto-Socorro da Santa Casa e outras unidades de atendimento.

Para aproximar ainda mais a população de seus espaços de lazer, o sistema disponibiliza transmissão ao vivo de 10 câmeras instaladas em locais como o complexo esportivo do Kartódromo, o Parque do Rio Jaú, a Praça do Museu e o Lago do Silvério. Essas câmeras podem ser acessadas gratuitamente pelo site www.jaucameras.com.br.

O sistema de videomonitoramento também está integrado às forças de segurança locais, proporcionando às polícias Civil e Militar acesso direto às imagens em tempo real por meio de centrais próprias.