SANTA CASA DE JAHU

Primeiro caso de substituição de válvula tricúspide por cateter é feito na Santa Casa de Jahu

É um procedimento menos invasivo e que amplia as chances de tratamento para pacientes que não poderiam enfrentar uma cirurgia tradicional.

Primeiro caso de substituição de válvula tricúspide por cateter é feito na Santa Casa de Jahu
Cleber Botti, Jéssica Pereira, Dr. Mohamad Said Ghandour (P&F), Danielle Costa (P&F), Dr. Gustavo Buchalla, Dr. Gustavo Semedo, Dr. Fábio de Oliveira, Vanessa Tomaz, Dr. Marcelo Stefanuto, Leonardo Jensen (P&F) e Givanildo Silva.
Publicado em 14/09/2025 às 19:10

É um procedimento menos invasivo e que amplia as chances de tratamento para pacientes que não poderiam enfrentar uma cirurgia tradicional.

A Santa Casa de Jahu realizou, na tarde de segunda (08), um dos primeiros procedimentos de substituição de válvula tricúspide por cateter do interior paulista. Conduzido pelas equipes de cardiologistas e hemodinamicistas da Santa Casa, o procedimento é feito em pequena quantidade mesmo nas grandes cidades. 

A válvula tricúspide fica entre o átrio e o ventrículo direitos do coração e, quando apresenta falhas, pode provocar sintomas como cansaço, inchaço e dificuldade para respirar. Até pouco tempo atrás, a única forma de corrigir esse problema era por meio de cirurgia aberta, que envolve maior risco e recuperação mais demorada.

Com a técnica transcateter, a válvula é levada através da veia da perna para um implante heterotópico, resolvendo a insuficiência tricúspide do coração sem a necessidade de abrir o tórax. É um procedimento menos invasivo e que amplia as chances de tratamento para pacientes que não poderiam enfrentar uma cirurgia tradicional.

Segundo a equipe de Hemodinâmica do hospital, é um avanço técnico e humano, porque traz ao hospital uma alternativa que até pouco tempo era restrita a poucos centros. Para o paciente, significa menor intervenção e melhor recuperação funcional.

No centro de hemodinâmica da Santa Casa de Jahu é possível realizar procedimentos como a colocação de stents, correção de válvulas e outros tratamentos minimamente invasivos, com acompanhamento em tempo real por ecocardiografia e raio-x especial. FONTE ASSESSORIA SANTA CASA DE JAHU