Projeto da Fatec Jahu ganha parceria com empresa e atende APAE

Projeto da Fatec Jahu ganha parceria com empresa e atende APAE
Publicado em 30/03/2024 às 22:10

Géssika Almeida, Gabrieza Souza, Gabriela Almeida e Luana Alvin criaram o primeiro painel sensorial, cujo objetivo é servir de apoio pedagógico durante atividades com deficientes

Uma ideia pensada e desenvolvida durante uma aula da disciplina de Projeto do Produto, ministrada pelo professor Flávio Cardoso Ventura no curso de Gestão da Produção Industrial da Fatec Jahu, acabou saindo do campus e tornou-se parte de um programa social que envolveu, além de uma equipe de alunas da faculdade, uma empresa e uma instituição do Terceiro Setor no atendimento a crianças autistas. 

Este foi o caminho do projeto de painéis sensoriais para pessoas com necessidades especiais que há um ano e meio nasceu na Fatec Jahu e hoje está em salas de aula da Associação de Pais e Amigos dos Excecpcionais (APAE) da cidade de Itapuí, no interior do estado. 

O começo foi com um grupo de quatro alunas da Fatec – Géssika Almeida, Gabrieza Souza, Gabriela Almeida e Luana Alvin – que criaram o primeiro painel sensorial, cujo objetivo é servir de apoio pedagógico durante atividades com deficientes. O painel, composto por objetos, letras e números em diversos materiais, ajuda nos processos de alfabetização e de organização do conhecimento. Painel tátil desenvolvido para a APAE da cidade de Itapuí

Uma iniciativa anterior na APAE de Jahu foi o incentivo para expandir a ideia, conta a aluna Géssika Almeida: “vi o projeto de um tapete sensorial e achei que seria bacana trazer a ideia para a empresa”. Ela é colaboradora na Reval, uma das maiores distribuidoras de material de papelaria do país, que mantém há 10 anos o REVS – Reval Sustentabilidade e Social, um grupo de 35 voluntários que realiza ações relacionadas à meio ambiente e responsabilidade social na empresa e na comunidade de Itapuí. 

A ideia encontrou eco no grupo de trabalho do REVS do qual Géssika faz parte e na empresa. A partir daí, com material cedido na própria Reval e sob a orientação dela, cujo grupo já havia desenvolvido um primeiro protótipo cedido a outra APAE da região, oito paineis sensoriais foram produzidos e doados à instituição em Itapuí.  

Os paineis estão instalados em duas salas da APAE e são utilizados em aulas para crianças com síndrome autista. Segundo a diretora da instituição, Flávia Juliana Avelino da Silva, as professoras fazem uso constante do material como apoio pedagógico. A ideia, de acordo com ela, é também contar em breve com uma sala lúdica para uso dos alunos e alunas. Ponto para coleta e organização de material a ser reutilizado ou reciclado

Ações sociais e ambientais 

Com 10 anos de existência, o REVS – Reval Social e Sustentabilidade – é o programa mantido pela empresa que possibilitou a conexão entre o projeto desenvolvido na Fatec e a instalação dos painéis táteis na APAE do município de Itapuí. Atualmente, 35 colaboradoras e colaboradores participam voluntariamente do REVS, que se divide em grupos temáticos como os de meio ambiente e ações sociais. Por meio do REVS é que acontecem ações como coleta e destinação de óleo usado e de lixo eletrônico, campanhas comunitárias tanto internas na empresa como para a comunidade como as de doação de sangue e plantio de mudas. 

Com liberdade para decidir e realizar as ações planejadas ao longo do ano, o grupo também possui autonomia para fazer arrecadações financeiras nas ações que realiza e investir nos projetos que desenvolve e mantém.