ÁGUAS DE JAHU

Serviço de termonebulização na rede esgoto será iniciado dia 17/06

Em geral, baratas têm presença frequente nos encanamentos de esgoto, sendo que elas fazem parte da cadeia alimentar de escorpiões. Os munícipes devem vedar os locais por onde os insetos podem procurar fugir do local dedetizado

Serviço de termonebulização na rede esgoto será iniciado dia 17/06
Divulgação
Publicado em 13/06/2024 às 16:31

A ação tem como intuito diminuir, temporariamente, a incidência de insetos. Semanalmente, a concessionária divulgará quais bairros receberão a nebulização

Águas de Jahu inicia na próxima segunda-feira (17/06) a dedetização da rede de esgoto do Município, operação que segue até 23/07, diariamente, das 8h às 18h. A dedetização irá seguir uma divisão por regiões para que haja uma sequência lógica do serviço. A população deve tomar algumas medidas preventivas antes, durante e depois desse trabalho, como evitar exposição prolongada ao produto, de pessoas e animais domésticos, devendo assim o imóvel ser mantido arejado e com ventilação”, informa a concessionária. Outra orientação é tampar ralos para impedir que insetos entrem nas casas, preferencialmente colocando peso por cima da vedação. Caixas de gordura, de passagem de esgoto e pontos de inspeção de esgoto em quintais também devem estar fechados. É recomendado que esses dispositivos permaneçam lacrados por, pelo menos, 24 horas após a aplicação.

“Não há risco se as pessoas taparem devidamente os locais mencionados. Em geral, baratas têm presença frequente nos encanamentos de esgoto, sendo que elas fazem parte da cadeia alimentar de escorpiões. Assim, reforçamos que os munícipes devem vedar os locais por onde os insetos podem procurar fugir do local dedetizado”, informa a Águas de Jahu. Caso haja surgimento de insetos, não há necessidade do uso de inseticidas domésticos, pois os mesmos já estarão sob efeito do produto. Após as aplicações, são recomendados cuidados preventivos, como manter os quintais limpos, não deixar vasilhas ou sacos com rações expostos e manter lixos e restos de comida bem acondicionados para o serviço de coleta.

A concessionária enfatiza que esse trabalho não faz parte do contrato de concessão, mas será viabilizado a título de colaboração com a população, atendendo solicitação da agência reguladora Saemja. A ação tem como intuito diminuir, temporariamente, a incidência de insetos. “Mas é importante que a população adote medidas preventivas permanentes, como não jogar restos de alimentos na rede de esgoto, para diminuir a proliferação”, orienta a empresa.

O período foi escolhido por ter menor frequência de chuvas, “o que contribui para o serviço, uma vez que, infelizmente, existem ligações clandestinas de água de chuva na rede de esgoto”.

Semanalmente, a concessionária divulgará quais bairros receberão a nebulização. Além disso, diariamente, um carro de som passará nos bairros avisando sobre a realização do trabalho no dia seguinte. Na primeira semana, os bairros são:

17/06 Distrito Potunduva – Jardim Geraldo Valentim I e II, Jardim Esperança, Centro, Vila Nova Cachoeirinha, Jardim Frei Galvão.

18/06 Distrito de Potunduva – Conjunto Habitacional Baiano da Bomba, Jardim Concorde, Jardim Olaria.

19/06 Distrito Potunduva – Jardim Pedro Julian – e Vila Ribeiro.

20/06 Jardim Padre Augusto Sani.

21/06 Jardim Nova Jaú, 2º Distrito Industrial.

22/06 Jardim Conde do Pinhal I e II, Jardim Flamboyant, Chácara Itauna, Jardim Maria Luiza II, III e IV.