DEPUTADO DO 'INTERIORZÃO'

Seis anos, R$ 1,05 milhão: veja as emendas enviadas a Jaú pela deputada que cedeu cadeira a Paulo Soares

No total, foram destinados R$ 2,97 milhõeS para Jaú, Barra Bonita, Bariri, Pederneiras e Dois Córregos.

Seis anos, R$ 1,05 milhão: veja as emendas enviadas a Jaú pela deputada que cedeu cadeira a Paulo Soares
Paulo Soares e Renata Abreu, do partido Podemos: quatro meses de mandato como suplente
Publicado em 22/06/2026 às 18:00

Saúde concentrou quase todos os recursos destinados por Renata Abreu ao município, com verbas para a Santa Casa, Hospital Amaral Carvalho e Prefeitura. No total, foram destinados R$ 2,97 milhões para Jaú, Barra Bonita, Bariri, Pederneiras e Dois Córregos.

A posse do jornalista jauense Paulo Soares (Podemos) como deputado federal semana passada ocorre em meio ao afastamento temporário da deputada federal Renata Abreu (Podemos), que se licenciou do mandato por quatro meses para atuar na articulação política nacional do partido. Com isso, Jaú passa a contar novamente com um representante direto na Câmara dos Deputados, após 15 anos sem um parlamentar federal ligado a Jaú.

Enquanto Paulo Soares inicia sua trajetória em Brasília, um levantamento das emendas parlamentares destinadas por Renata Abreu para Jaú e cidades da região ajuda a compreender quais foram as prioridades da deputada nos últimos anos.

Os dados encaminhados pela assessoria da parlamentar mostram que, entre 2019 e 2026, foram destinados aproximadamente R$ 2,97 milhões para Jaú, Barra Bonita, Bariri, Pederneiras e Dois Córregos. Desse total, cerca de R$ 1,05 milhão tiveram como destino direto o município de Jaú.

A média de recursos destinados à região ficou próxima de R$ 300 mil por ano, embora os valores tenham variado bastante de um exercício para outro.

Em conversa com o JAUMAIS, o parlamentar Paulo Soares disse as emendas começaram a crescer a partir de 2022, quando ele se filiou ao Podemos e ficou mais próximo de Renata Abreu, solicitando verbas para a região e ajudando nas indicações das entidades.

Paulo Soares disse que está “ligado” em Brasília à possibilidade de o Governo Federal abrir créditos suplementares no orçamento. Assim, abriria oportunidade para ele destinar emendas à região. O deputado de Jaú deverá ficar no cargo até o fim da licença de Renata Abreu, que pode ser após o primeiro turno da eleição (4 de outubro) ou do segundo turno (25 de outubro).

Jaú recebeu metade dos recursos da região

Principal colégio eleitoral da região para o grupo político ligado ao Podemos, Jaú foi um dos municípios mais contemplado. Segundo os dados apresentados, a cidade recebeu aproximadamente R$ 1,05 milhão em recursos destinados principalmente à saúde.

Entre as liberações constam:

  • R$ 200 mil (2020) para equipamentos hospitalares da Santa Casa de Jaú;
  • R$ 50 mil (2022) para custeio do Fundo Municipal de Saúde;
  • R$ 150 mil (2023) para aquisição de equipamentos hospitalares;
  • R$ 150 mil (2025) para custeio do Hospital Amaral Carvalho;
  • R$ 400 mil (2025) para custeio da saúde municipal;
  • R$ 100 mil (2026) destinados ao Hospital Amaral Carvalho, ainda pendentes de liberação.

A maior emenda individual destinada ao município foi justamente a de R$ 400 mil para custeio da saúde, liberada neste ano.

Na prática, recursos de custeio podem ser utilizados para despesas do dia a dia dos serviços de saúde, como aquisição de medicamentos, materiais de consumo, pagamento de contratos e manutenção da estrutura de atendimento.

Já as emendas para equipamentos permitem a compra de aparelhos hospitalares, mobiliário e outros itens permanentes necessários para ampliar ou modernizar os serviços.

Barra Bonita recebeu recursos para saúde e infraestrutura

Depois de Jaú, o município mais beneficiado foi Barra Bonita, com aproximadamente R$ 1,06 milhão.

Os recursos foram destinados para:

  • Custeio da saúde;
  • Compra de veículo sanitário com acessibilidade;
  • Recapeamento e recuperação asfáltica de ruas;
  • Investimentos em infraestrutura urbana.

Entre os destaques estão:

  • R$ 300 mil (2020) para obras de recuperação asfáltica;
  • R$ 200 mil (2024) para custeio da saúde;
  • R$ 200 mil (2019) por meio de programa destinado ao Fundo Municipal de Saúde.

Barra Bonita foi a única cidade da região a receber recursos significativos para obras urbanas, além das verbas tradicionais para saúde.

Bariri recebeu recursos para saúde e ampliação de UBS

Bariri recebeu aproximadamente R$ 410 mil.

As emendas contemplaram:

  • Equipamentos hospitalares;
  • Ampliação de Unidade Básica de Saúde;
  • Recursos de custeio para a rede municipal.

Entre os valores destinados estão:

  • R$ 60 mil para ampliação de UBS;
  • R$ 150 mil para custeio da saúde em 2025;
  • R$ 150 mil previstos para 2026.

Pederneiras e Dois Córregos receberam valores menores

Pederneiras recebeu cerca de R$ 100 mil, divididos entre equipamentos hospitalares e custeio da atenção básica.

Já Dois Córregos aparece com uma única indicação:

  • R$ 350 mil para custeio da Santa Casa, recurso previsto para 2026 e ainda pendente de liberação.

Saúde domina os investimentos

A análise dos números mostra uma característica bastante clara do mandato de Renata Abreu na região: o foco quase exclusivo na área da saúde.

Dos aproximadamente R$ 2,42 milhões identificados, mais de 80% foram destinados a:

  • Hospitais filantrópicos;
  • Santas Casas;
  • Fundo Municipal de Saúde;
  • Equipamentos hospitalares;
  • Custeio de serviços médicos.

As exceções foram algumas emendas para infraestrutura urbana em Barra Bonita e a ampliação de uma Unidade Básica de Saúde em Bariri.

Outro aspecto observado é que a maioria das emendas possui valores relativamente modestos quando comparadas a grandes transferências parlamentares frequentemente destinadas por deputados federais a municípios estratégicos. Grande parte dos repasses ficou na faixa entre R$ 50 mil e R$ 200 mil, com poucas indicações superando esse patamar.

As maiores destinações identificadas foram:

  1. R$ 400 mil para custeio da saúde em Jaú (2025);
  2. R$ 350 mil para a Santa Casa de Dois Córregos (2026);
  3. R$ 300 mil para recapeamento asfáltico em Barra Bonita (2020).

Paulo Soares assume por quatro meses

O balanço dos recursos destinados por Renata Abreu ganha relevância justamente no momento em que Paulo Soares passa a ocupar sua cadeira na Câmara dos Deputados.

Empossado nesta terça-feira (16), o jornalista jauense assumiu o mandato temporário com o discurso de fortalecer a representação do interior paulista em Brasília, priorizando áreas como saúde, entidades filantrópicas, inclusão de pessoas com autismo e desenvolvimento regional. Ao tomar posse, Paulo Soares afirmou que pretende ser “a voz do interiorzão paulista” no Congresso Nacional. A expectativa agora é acompanhar de que forma o novo deputado utilizará os quatro meses de mandato para buscar novos recursos e ampliar a presença política de Jaú e da região na Câmara dos Deputados