COLETA DE RECICLÁVEIS

Mutirão EcoSaúde Jaú para arrecadar eletro e eletrônicos velhos é remarcado para o mês de agosto

O dia de arrecadação, inicialmente previsto para este sábado, foi remarcado para o dia 29 de agosto. A ação acontecerá das 8h às 17h, na Praça do Centenário,

Mutirão EcoSaúde Jaú para arrecadar eletro e eletrônicos velhos é remarcado para o mês de agosto
EcoSaúde é remarcado para 29 de agosto, em Jaú. Crédito: Homéro Ferreira
Publicado em 20/05/2026 às 16:28

Evento muda de data devido as condições climáticas previstas para o fim de semana

A Unoeste informa que o mutirão EcoSaúde, ação de arrecadação de eletroeletrônicos e eletrodomésticos que seria realizado neste sábado, 23 de maio, foi transferido para o dia 29 de agosto.

A mudança ocorre devido à previsão de chuva para o fim de semana, buscando garantir mais conforto e segurança. Com o adiamento de data, a expectativa também é ampliar o volume de arrecadações e fortalecer a mobilização em torno da iniciativa.

Relembre o que é o EcoSaúde

Promovido em parceria com a Prefeitura de Jaú e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree), a ação busca incentivar o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, contribuindo para a preservação ambiental e a redução de impactos causados pelo descarte irregular.

O dia de arrecadação, inicialmente previsto para este sábado, foi remarcado para o dia 29 de agosto. A ação acontecerá das 8h às 17h, na Praça do Centenário, conhecida como Beco, em Jaú.

Durante o dia, a população poderá realizar o descarte dos resíduos de maneira prática e segura por meio de um sistema drive-thru montado no estacionamento da praça.

Para o pró-reitor de Extensão e Ação Comunitária da Unoeste, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, a iniciativa fortalece o compromisso da universidade com ações de impacto social e ambiental.

“Mais uma vez, a Unoeste e a Abree se unem em uma iniciativa que integra saúde, cidadania e sustentabilidade. Acreditamos que ações práticas como essa fortalecem a conscientização da população e incentivam atitudes mais responsáveis no dia a dia. Convidamos toda a comunidade a participar do evento e contribuir para a construção de um futuro mais sustentável para Jaú”, destaca.

A ação também contará com a presença de alunos e professores dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Biomedicina e Psicologia, que irão realizar orientações, atendimentos e atividades voltadas ao cuidado e à qualidade de vida da população.

O que pode ser descartado?

Entre os itens que poderão ser descartados estão:

  • Celulares e fones de ouvido;
  • Televisores, rádios e videogames;
  • Geladeiras, fogões e micro-ondas;
  • Máquinas de lavar e ar-condicionado;
  • Ferramentas e equipamentos de informática;
  • Pequenos eletrodomésticos, como secadores e batedeiras;
  • Entre outros eletroeletrônicos e eletrodomésticos sem uso.

O prefeito de Jaú, Ivan Cassaro, também reforça a importância da participação da população na campanha.

“É a terceira vez que realizamos esse evento em nossa cidade. Em 2025, percebemos uma participação maior do que em 2024, e a nossa expectativa é superar esses números neste ano. Ações de conscientização como essas são muito importantes, e o nosso município estará sempre de portas abertas para iniciativas dessa natureza”, afirma.