CEAGESP

Saber escolher o presente reflete o amor pela mãe; plantas são simbólicas

Aliás, as folhagens, como é a maranta e a calateia, estão em alta. “Existem uma grande variedade destas plantas, o que chama a atenção de todo mundo

Saber escolher o presente reflete o amor pela mãe; plantas são simbólicas
Divulgação/Lettera
Publicado em 10/05/2024 às 13:00

Para acertar em cheio no Dia das Mães, a dica é conhecer muito bem o gosto de quem vai receber o presente, assim como o espaço disponível para planta

No universo dos presentes para o Dia das Mães, flores e plantas têm lugar de destaque. Um arranjo bem elaborado, mais ainda. É uma escolha muito maior que o produto em si porque tradicionalmente simboliza beleza, amor e gratidão. Além disso, dependendo da espécie escolhida, vai perdurar dias, meses e até anos. Essa permanência no tempo é uma analogia perfeita da relação mãe e filho, mãe e filha.

Para acertar em cheio neste Dia das Mães, a dica é conhecer muito bem o gosto de quem vai receber o presente, assim como o espaço que ela tem para colocar a planta, afirma Jaluza Finotti Sartori, proprietária da Império das Plantas, loja localizada na Ceagesp de Bauru. “O mercado de plantas sempre tem novidades. Na hora de comprar, o que nós, como filhos, temos de levar em consideração é o que as nossas mães gostam. Geralmente os filhos já sabem. Mas se restar dúvidas, o melhor a fazer é investigar antes de escolher a planta”, recomenda.

Para a mãe que faz coleção de uma determinada espécie de planta, procurar uma novidade da mesma categoria é certeza de agradar, frisa Jaluza. “No nosso dia a dia na loja, recebemos muitos clientes que fazem coleção de maranta, samambaia, rosa do deserto, calateia, entre outras espécies. E elas adoram uma novidade. Pode ser uma planta de uma cor, tamanho ou formato um pouquinho diferente das que ela já tem. O filho vai demonstrar que sabe o que sua mãe gosta e vai enriquecer a coleção dela”, comenta.

Aliás, as folhagens, como é a maranta e a calateia, estão em alta. “Existem uma grande variedade destas plantas, o que chama a atenção de todo mundo. Sem falar que folhagens, de maneira geral, têm vida mais longa e são de mais fácil manutenção na comparação com flores”, ressalta Jaluza. Mas, assim como as flores, precisa saber se o espaço que a mamãe tem disponível para aquela folhagem é compatível com a necessidade da planta: tamanho do espaço e incidência de luz solar precisam ser adequados à espécie para o pleno desenvolvimento.

Uma espécie de grande porte, que só se desenvolve bem no chão, não vai ficar bem em um vaso em um apartamento, acrescenta Jaluza. Também para acertar na escolha da planta, o filho precisa saber o quanto sua mãe é “dedo verde”. Ou seja, não dar de presente uma espécie que requeira muita rega e outros cuidados se a mamãe não tem este costume com as plantinhas. “Neste caso, recomendamos zamioculca, espada de são jorge, antúrio, lírio e suculenta”, enumera ela.

Outra opção certeira para presentear com plantas e deixar a mamãe feliz é escolher uma espécie com a qual tenha relação afetiva. “Pode ser uma planta que sua mãe tinha, acabou perdendo-a, mas sempre comenta sobre ou uma que remeta à infância de sua mãe”, sugere Jaluza. Neste grupo, estão a rosa, muito presente nos jardins de décadas passadas, e frutíferas, como jabuticabeira, amoreira, goiabeira e pitangueira, que cresciam nos quintais. “Se sua mãe sempre lembra, com saudade, da época que comia jabuticaba no pé, presenteá-la com um vaso dessa frutífera é certeza que vai fazê-la feliz”, completa.

O poder das plantas

Além da simbologia que as plantas carregam, não à toa elas frequentemente são escolhidas como presentes no Dia das Mães. Elas ajudam a tornar o ambiente mais agradável e a melhorar a qualidade de vida, afirma o psicólogo Marcelo Roca. “O contato com plantas pode aliviar picos de estresse, pode estimular o cérebro. Alguns estudos comprovam que as atividades com contato com a planta ajudam a melhorar a função motora, estimula a concentração, eleva a autoestima e melhora o ambiente de forma geral, trazendo mais conforto e mais tranquilidade para quem cuida da planta e para quem tem plantas em casa”, enumera.

Roca comenta presentear mães com plantas é, também, simbolicamente, um jeito de o filho ou filha devolver todo aquele cuidado recebido deste bebê. “É uma simbologia muito bonita presentear mães com plantas porque realmente elas têm uma função muito parecida. A planta transmite conforto e a mãe conforta o seu filho de várias maneiras e ao longo de um grande período de suas vidas”, completa.

Serviço

A Império das Plantas fica na Avenida Nações Unidas 50-98 Ceagesp, Bauru, telefone e WhatsApp (14) 99737-4597.